terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Purê de Abóbora

Servi com grão de bico, couve e tomate cereja.
Ingredientes

1/2 abóbora japonesa
2 col. sopa tempero caseiro
Água
Sal

Modo de preparo

Cozinhe a abóbora no vapor ou asse. Amasse com um garfo e coloque na panela com o tempero e água para dar a consistência desejada. Mexa até começar a levantar fervura (vá ajustando a água).

Dica: eu cozinho legumes no vapor da cuscuzeira.
Muito, muito gostoso!!!

Patê de berinjela

Ingredientes

1 xíc. de berinjela picada
3/4 xíc. de cebola picada
1 dente de alho (opcional)
1 col. sopa de tahine
Orégano/ ervas finas
Azeite
Sal

Modo de preparo

Asse bem a berinjela e a cebola (e o alho, se optar por colocar) com um fio de azeite. Quando estiver bem mole, amasse com um garfo, misture o tahine e tempere com mais um fio de azeite, orégano e sal. Delícia!!!!

Tempero caseiro

Ingredientes

1 xíc. de cebolinha
1 xíc. de alho poró
1 col. chá de açafrão
8 col. sopa de óleo de coco

Modo de preparo

Liquidifique tudo e guarde em pote limpo, seco e hermeticamente fechado por cerca de 10 dias. Use para refogar legumes e verduras.

Leite de coco

Ingredientes

1 xíc. de coco seco picado
3 xíc. de água filtrada quente

Modo de preparo

Deixe o coco de molho na água quente por cerca de 5 minutos. Depois, bata no liquidificador e coe em voal, coador de pano ou peneira.

Notas: (1) Evite comprar coco de pacotinho, industrializado, prefira a fruta de verdade, pode comprar inteiro e quebrar em casa (tem muitos vídeos na internet ensinando a quebrar facilmente) ou aberto, alguns hortifrutis já vendem partido. (2) O resíduo do coco é aquele coco ralado bem fininho, como os que compramos no supermercado. Ele já não tem aquele sabor, pois foi passado para o leite, mas vale utilizar em iogurtes, para fazer pães, bolos, cocada ou o que sua criatividade permitir. Pode congelar também.

Manjar de Coco

Ingredientes

1/2 litro de água de coco
1 xíc. de polpa de coco verde (quando mais madura - grossinha - melhor)
1 col. chá de agar-agar
Açúcar de coco a gosto - caso precise

Calda
6 ameixas secas
Água filtrada
Um fio de melado (opcional)
Coco ralado (opcional)

Modo de preparo

Reserve 3 colheres de sopa de água de coco. Liquidifique o restante da água de coco e a polpa. Dissolva o agar-agar nas 3 colheres de sopa de água de coco que reservou, adicione o conteúdo do liquidificador e leve ao fogo mexendo sempre. Quando começar a levantar fervura desligue. Experimente e adicione açúcar de coco se necessário. Coloque em um refratário ou em forminhas e leve à geladeira até endurecer (cerca de 1 hora).

Enquanto isso, deixe as ameixas de molho em água filtrada suficiente para cobri-las.

Na hora de servir, desenforme o manjar, lave e escorra as ameixas, pique, se quiser, e decore. Caso queira pode adicionar um fio de melado e coco ralado.

Notas: (1) A água de coco estava doce, mas não o suficiente, então adicionei açúcar de coco, mas perdeu o branquinho de manjar, ele ficou meio marrom. (2) Eu tentei ferver apenas o agar-agar em 3 colheres de sopa de água e depois adicionar o conteúdo do liquidificador, mas por estar em temperatura baixa (meio gelado) solidificou o agar-agar da panela antes de se misturar a ele. (3) A proporção de água de coco para polpa pode ser modificada conforme o gosto pessoal.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Creme tropical

Ingredientes

1 pitaya
1 banana
1/2 limão
2 col. sopa açúcar de coco

Modo de preparo

Descasque a pitaya e a banana e pique-as. Congele por algumas horas misturadas ao suco do 1/2 limão. Depois bata no liquidificador com o açúcar de coco. Sirva com granola.

Nota: Você pode ajustar os ingredientes para ficar mais com cara de sorvete.

Dica: A pitaya de polpa branca fica mais saborosa do que a vermelha!!!



Molho de abobrinha e tofú para macarrão

Esfriando no pote. A foto não ficou
bonita, mas ficou delicioso!
Ingredientes

2 abobrinhas
3 dentes de alho grandes
200gr de tofú defumado (usei da ecobras, que não é transgênico)
200gr de champignon laminado
Água
1 col. rasa de chá de açafrão
1 pitada de pimenta do reino
1 col. sopa de óleo de coco
Orégano, salsinha e sal a gosto

Modo de preparo

No liquidificador bata o tofú e 1 e 1/2 abobrinha com água suficiente apenas para bater, mas manter cremoso. A metade restante da abobrinha rale no ralo grosso para que o molho fique com pedacinhos. Numa panela refogue rapidamente o alho no óleo de coco. Despeje o creme do liquidificador e junto todos os outros ingredientes. Vá mexendo em fogo baixo até ferver. Cubra o macarrão (preferencialmente integral) e sirva.

Serve bem 4 pessoas.

Dica: torrei por no máximo 5 minutos no forninho elétrico sementes de girassol, abóbora e gergelim para polvilhar no prato. Cerca de 1 colher de sopa por pessoa no máximo, pois são saudáveis, mas calóricas.