quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Lentilhas germinadas

Material

1 vidro (eu uso de palmito)
Filó para tampar o vidro
Elástico (daqueles de dinheiro, para segurar o filó na boca do vidro)

Ingredientes

Lentilha
Água filtrada


Modo de preparo

Lave bem 1 punhado (corresponde a o suficiente para uma refeição) de lentilha e coloque no vidro com água quase até a boca. Tampe com o filó e o elástico e deixe descansar por no mínimo 8 horas em algum lugar que entre luz (não do sol, apenas luz do dia).
Eu coloco à noite e deixo de molho até a manhã seguinte, mas pode ser ao contrário também.

Depois de ficar de molho, enxague 5 vezes as lentilhas (ainda cobertas com filó) e deixe o vidro com a boca para baixo escorrendo (eu deixo no escorredor de pratos). Faça isso mínimo 2 vezes ao dia. Se estiver calor, pode ser 3 vezes.

Assim que começar a sair a pontinha branca, ao final de 1 ou até 2 dias (dependendo do clima e de vários outros fatores) enxaguando e escorrendo, lave bem (no mínimo 5 vezes), retire o tule e coma ou acrescente em saladas, sucos, patês, sopas, etc.

É importante lavar bem, pois as sementes não serão cozidas, não irão ao fogo em nenhum momento. Assim que sair a pontinha branca, que indica o início da germinação e momento de maior força vital da semente, é o momento certo de consumir. Se deixar germinar mais, irá crescer, mas há o risco de criar fungos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário